Dicas Ginástica

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Osteoartrite

 

O que é  osteoartrite?

 O corpo humano possui dezenas de articulações, fundamentais para nossos movimentos. A osteoartrite, que acreditava-se ser parte natural do envelhecimento do ser humano, pode também ser causada parcialmente por outros fatores. “É possível surgir um quadro de osteoartrite por algum esforço repetitivo ou excesso de peso e, com isso, inflamar a articulação”, explica a fisioterapeuta Thaysse Grativol. A osteoartrite não tem cura, mas o tratamento, se seguido à risca, permite melhor qualidade de vida e o desaceleramento da progressão da doença.
É importante lembrar sempre que apenas um médico habilitado pode diagnosticar e tratar a osteoartrite. Antes de tomar qualquer medicação, consulte um especialista!


 Entendendo a osteoartrite

É importante distinguir entre artrite, que define uma série de inflamações nas articulações, e artrose, atualmente conhecida como osteoartrite. Apesar de comumente confundidas, são doenças diferentes. “Artrite é inflamação e artrose é degeneração. É possível, por exemplo, que um paciente tenha a artrite sem artrose, mas quando se tem a artrose pode se ter inúmeras vezes a artrite junto. Não são a mesma coisa, mas estão intimamente ligadas”. A inflamação que ocorre com a osteoartrite não é intensa, mas contribui para os sintomas que a pessoa apresenta e para a deterioração da articulação acometida. Os seus principais sintomas incluem: inchaço, sensação de estalos nas juntas e dificuldade para movimentação. “Pode acometer qualquer articulação: joelho, tornozelo, coluna, ombro, quadril, dedo, punho, cotovelo, etc”.

Como funciona o tratamento para a osteoartrite?

 A fisioterapia ajuda no tratamento de osteoartrite

A osteoartrite possui algumas opções de tratamento, envolvendo fisioterapia e medicamentos, responsáveis pela redução da inflamação localizada. “O tratamento usa atividade física regular e, em caso de dor, medicação adequada”, diz a fisioterapeuta. Outra grande aliada é a fisioterapia que possui tratamento de eletroterapia (uso de aparelhagem) e crioterapia (uso de gelo). A realização do tratamento reduz as inflamações causadas pela doença e retarda sua progressão. A fisioterapia pode, ainda, melhorar a movimentação das articulações e fortalecer os músculos. “O tratamento envolve movimentos articulares, fortalecimento, alongamentos e aparelhagem”.
Outras recomendações que auxiliam no tratamento
A profissional recomenda algumas medidas que fazem com que o paciente alcance qualidade de vida. Exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação e pilates; alimentação rica em cálcio; pegar sol antes das 10h e depois das 16h para facilitar a absorção de cálcio e sintetização da vitamina D são outras dicas. “A redução de peso também é extremamente importante, além de evitar esforços repetitivos nas articulações, como o excesso de exercícios”. Também é preciso que o paciente se policie com relação à sua postura ao sentar, evitando algumas posições inadequadas, ou na hora de levantar objetos que podem sobrecarregar suas articulações.
Em casos mais avançados, com degeneração maior da cartilagem entre articulações, como no joelho, o uso da bengala também pode ajudar a aliviar a carga colocada na área afetada, reduzindo a dor e a progressão da doença.
Dra. Thaysse Grativol, é graduada em Fisioterapia pela UNISUAM. Crefito 82414-F
Fonte: http://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/como-funciona-o-tratamento-para-a-osteoartrite

terça-feira, 26 de abril de 2016

Aprenda em casa como Fazer Ginástica

Não é  preciso equipamento para entrar em forma. Mesmo quem não tem um par de tênis pode escolher os melhores exercícios para fazer em casa e assim  passar a ter  uma vida saudável e de maior qualidade.

 Se você está deixando a sua saúde de lado por falta de dinheiro, continue lendo este artigo para saber:

Quer Aprender como Faço Ginástica em casa?  Dance para começar o seu aquecimento.

 

    Eu tenho uma vida muita corrida, como a maioria das Donas de Casa.  Por isso não disponho de muito tempo para ir a academia , então comecei a seguir algumas dicas de me exercitar em casa.
E Começando com alguns vídeos de Dança que super recomendo , estes veem me fazendo uma mulher muito mais feliz e com disposição para as atividades do dia a dia.

Se você quer saber mais sobre como Fazer Ginástica em casa peço que assista esse vídeo que é indicado para pessoas como eu e você que é mãe, esposa e Dona de casa, e vai se identificar muito com a leveza dos exercícios.

 Em vez de ter dezenas de equipamentos à sua disposição, tudo o que você terá será o próprio peso do corpo e, quem sabe, o apoio de alguns móveis da sua casa, como cadeira, sofá, escada etc


Esse vídeo é um espetáculo  e queima bastante calorias, por ser muito dinâmico e fazer você exercer vários movimentos,






Os quatro melhores exercícios físicos para fazer em casa.


  1. Prancha
  2. Flexão
  3. Agachamento
  4. Barra

    1. Prancha

    Exercícios para perder barriga são sempre os mais procurados, embora a dieta tenha muito mais influência sobre a sua cintura do que o exercício em si.

 Como fazer: quando for praticar seus exercícios  em casa e chegar a hora da prancha, simplesmente apoie-se em seus cotovelos e na ponta dos pés, mantendo a coluna ereta e o abdome contraído. Fique nessa posição por quanto tempo aguentar (dica: não será muito tempo).


 Uma pessoa em boa condição física consegue segurar essa posição por um minuto. Quem já é muito bom consegue por até dois. O mais provável, no começo, é que nos primeiros 20 segundos você já comece a se tremer todo na sala de casa.

 

 

 

http://bit.ly/1VRfPIl
http://bit.ly/1VRfPIl

 

2. Flexão

 A flexão trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo, mas pega principalmente peito, tríceps e ombros. Perceba que a posição inicial da flexão é parecida com a prancha, só que você acrescenta esforço ao descer e subir o peso do corpo com os braços.


Como fazer flexão em casa: na flexão tradicional, você posiciona os pés juntos, apoia-se neles e coloca as mãos no solo mais abertas que a largura dos ombros.
Dois pontos são importantes na execução: primeiro descer até quase tocar o peito no solo; segundo não subir até travar os cotovelos. Quando você trava os cotovelos, a força não está mais somente nos músculos, pois os ossos estarão firmes como pilares, segurando o peso do corpo.

 

 

 

 

 

 

3. Agachamento

 A diferença do agachamento feito em casa para aquele feito na academia, claro, são os pesos. Você não terá como colocar uma barra de 20 quilos nas costas, mas podem sempre improvisar segurando sacos de comida (1kg, 2kg) em cada mão, ou mesmo galões de água cheios (cada litro de água equivale a um quilo).

 


Variações: Se você pratica exercícios para fazer em casa em dupla, pode ficar de costas com o seu parceiro de treino, de forma que as costas de um se apoiem nas costas do outro. E assim os dois descem juntos até o chão e depois sobem novamente. Vale a pena experimentar.

Uma combinação matadora é juntar agachamento e flexão, no movimento chamado burpee, em que você começa em pé, agacha, joga os pés para trás, faz uma flexão, recolhe os pés e levanta novamente.


Imagine se você pudesse emagrecer, perder barriga, de forma rápida, 100% saudável e sustentável sem ter que ficar horas na esteira, ou fazendo dietas malucas...